quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO NOVO TESTAMENTO

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO NOVO TESTAMENTO
Nós, cristãos, não nos debruçamos, ainda, sobre a questão da educação da criança segundo os ditames do Novo Testamento. Sabemos que com Jesus Cristo tudo se fez novo! Mas, continuamos nos inspirando no Antigo Testamento para criar as crianças. Ignoramos que o aperfeiçoamento da Lei mosaica, por Cristo, abrange todos os setores da vida humana. Entretanto, deixamos as crianças de lado. As idéias de liberdade, próprias do cristianismo, projetaram-se sobre todos os setores da sociedade. E um ponto final foi colocado sobre tudo o que representasse escravização do homem e da mulher dentro do contexto social. Transformação que deu origem ao sistema político democrático no qual, entre outras, a mulher alcançou o status de cidadã e todos foram considerados iguais perante a lei. Nós, ou muitos de nós, evangélicos, esquecemos de nos atualizar quanto à criação das crianças, segundo a Mensagem da Cruz. Somente evocamos os textos do Antigo Testamento no que concerne à educação infantil e dos jovens. Textos que aconselhavam a fustigar a criança com a “vara”. Ainda que no livro de Provérbios (23.13) esse trecho pareça muito claro nesse sentido, a palavra “vara” também tem o significado de Palavra de Deus. Vemos isso em numerosas passagens bíblicas, inclusive no Salmo 23. 4: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem."
Reportando-nos, novamente, ao Novo Testamento, encontramos o episódio em que o menino Jesus, então com 12 anos de idade, passa três dias desaparecido e seus pais procurando-o, aflitos. Ao encontrá-lo no templo, discutindo com os doutores, Maria e José o receberam em paz. Maria apenas perguntou-lhe: "Filho, por que fizeste assim para conosco?" Observe-se, também, que Jesus estava tratando dos assuntos do PAI, como Ele mesmo disse à Maria: "Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Tudo resolvido, portanto! e sem agressividade, exemplo que devemos imitar na resolução de nossas quizilas. Conclusão: com crianças nos cabe tratá-las com paciência e compreensão. Quando adultas elas agirão assim também.
Menções feitas sobre as crianças, por Jesus Cristo, no Novo Testamento, são repletas de amor. Mateus 21.15 e 16, registra: "Os meninos no templo exclamavam: Hosana ao Filho de Davi." Ao ouvir isso, e a repreensão dos sacerdotes e dos escribas,Jesus exclama:"Nunca lestes: "Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" Em outra ocasião, quando os discípulos queriam impedir que trouxessem crianças para que Jesus lhes impusesse as mãos, Jesus disse: "Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus." Isso nos indica a maneira afetuosa com que devemos tratar as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário