quarta-feira, 4 de junho de 2014

Trecho extraído do livro Mensageiras da Ressurreição

                               
                                A DISCÍPULA QUE RESSUSCITOU


E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia (Atos 9:36).
Inquestionavelmente, Tabita era uma discípula. Além de ser mencionada de modo explícito como tal, suas ações atestam que era uma verdadeira praticante dos princípios cristãos, e que se ajustava bem às palavras encontradas no livro de Tiago (1.22): E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. O trabalho dessa filha de Deus não era de pouca monta na assistência aos necessitados e na sua fidelidade ao Senhor. Tabita atuava como líder num verdadeiro ministério de caráter assistencialista. Suas ações eram direcionadas especialmente a socorrer as viúvas e a demais necessitados aos quais fornecia ajuda material e espiritual. Chega-se a crer que havia mesmo um ministério ou ordem das viúvas ao qual ela liderava.



Mais adiante, o texto registra a sua morte. Descreve a preparação para o sepultamento: seu corpo já fora lavado, como era costume fazer com os mortos, e colocado num quarto alto (v.37). Os discípulos, sabendo que Pedro se encontrava não muito longe dali, em Lida, mandaram chamá-lo, pedindo que viesse com urgência. Ao chegar, foi levado ao quarto onde estava o corpo de Tabita, rodeado pelas viúvas que, chorando, falavam sobre o seu trabalho, mostrando-lhe as roupas que fizera para elas. Diante desse cenário contristador, Pedro pede a todas que saiam, põe-se de joelhos e ora, em seguida, voltando-se para o corpo diz: 
Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou, e chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva (v.40b e 41).
Até na morte, tanto quanto em vida, essa discípula testificou sobre o poder divino, uma vez que, por sua ressurreição, Deus foi grandemente glorificado: E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor (v.42). Quanto a Pedro, deu mostras do que é pôr a fé em ação, seguindo a palavra de Jesus, que disse aos que seguem os Seus mandamentos - e, assim demonstram amá-Lo - que fariam as mesmas obras que Ele fizera e as fariam ainda maiores (Jo 14.12).
Pesquisadores, como Duncan Reily, acreditam que Tabita (ou Dorcas) era a Pastora da Igreja de Jope, a julgar pela lamentação das viúvas por ela beneficiadas. Sendo provável que a expressão todas as viúvas referia-se, efetivamente, ao ministério ou à ordem das viúvas.
Em conclusão, deve-se admitir como improvável que elas tivessem levantado tão grande clamor pela morte de quem apenas lhes confeccionava roupas; mais certo é acreditar que estivessem chorando a morte da sua Pastora – ainda que, naquele tempo, os cristãos não usassem esse termo. Tabita, certamente, era a líder espiritual daquela comunidade. Mais um exemplo da liderança feminina exercida no meio cristão daquele tempo. (Continua).



Nenhum comentário:

Postar um comentário