quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Trecho erxtraído do capítulo 10 do livro Mensageiras da Ressurreição

             PROFETAS E PROFETISAS: FUNDAMENTO DA IGREJA
Na história de Judá sobressai, também, o nome da profetisa Hulda. O relato encontra-se no livro de 2 Reis 22.14-18. Conforme sublinham alguns pesquisadores, o rei Josias, deixou de consultar grandes profetas de seu tempo, como Sofonias (Sf. 1.1) e Jeremias (Jr.1.2) para recorrer à profetisa Hulda. O ocorrido deu-se na ocasião em que o rei havia mandado restaurar o templo. Entre os escombros, o sumo sacerdote Hilquias acha o Livro da Lei que se havia perdido, e o entrega ao rei. O monarca envia seus emissários, entre os quais o próprio sacerdote Hilquias, além de Aicão, Acbor e Safã para indagarem da profetisa a respeito de quais seriam as revelações do Senhor sobre o conteúdo do Livro. Hulda, então, faz a revelação ao rei: Porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro para fazerem conforme tudo quanto de nós está escrito (2 Reis 22.13b). Como se vê, pelos relatos, foi inestimável o valor do ato profético e, naturalmente, dos profetas e profeti­sas para aquela sociedade. Como exemplo, observemos as decorrências práticas da profecia de Hulda: o rei Josias e o sacerdote Hilquias dependiam vitalmente dessas re­velações. Se analisarmos o fato pelo prisma da hierarquia social, no que se refere à autoridade, Hulda ocupava uma posição mais alta do que o rei e o sacerdote. Ambos en­contravam-se na depêndencia de suas palavras. Na falta delas, eles estariam de mãos atadas para agir e decidir sobre o destino do povo, e acerca de seus próprios des­tinos. Estariam à mercê da sorte ou, o mais provável, à mercê do azar. Firmado nas revelações de Hulda, que as emitiu depois de haver consultado a Deus, o rei Josias re­úne todo o povo de Judá e de Jerusalém, e renova o pacto com o Senhor.
A profetisa revelara-lhe que o Senhor tinha ouvido o seu clamor e visto as suas lágrimas, e que ele não veria todo o mal que cairia sobre o povo, porque iria em paz para a sepultura antes que tudo acontecesse; e tudo aconteceu exatamente como ela previra.
A missão do profeta e da profetisa consistia em colocar-se na presença do Altíssimo, para servir de inter­mediário entre Deus e o povo – na qualidade de arauto do Senhor. (1 Reis 17.1; 18.15). Todavia, na era da Graça, em que vivemos, as profecias, a nós direcionadas, estão registradas na Palavra – viva e eficaz, sobre todo o plano que Deus tem para a humanidade, até o final dos tempos. Revelações que se encontram disponíveis a qualquer mo­mento para qualquer pessoa, da mais simples àquela que ocupa o lugar mais alto na pirâmide social. Das incontá­veis revelações da Palavra, extraímos esta na qual Jesus Cristo afirma: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida...à qual Ele acrescenta, com letras de ouro: Ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14.6).
Quanto ao ministério profético das mulheres do Antigo Testamento, os estudiosos são unânimes em re­conhecer a sua importância para o povo de Israel, bem como a sua veracidade e autenticidade. É oportuno ter, também, em mente que profetas e profetisas, ao lado dos apóstolos, são o fundamento da Igreja. (Continua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário