domingo, 10 de março de 2013

Texto extraído da Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia


                                        

                                       CÃO, FILHO DE NOÉ

              Texto extraído da Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia –

                             Autor:  R.N. Champlin, Ph. -  Editora Hagnos

 Este artigo refere-se ao filho mais novo de Noé, aos seus descendentes e a uma cidade.

1. Cão, Filho de Noé. No hebraico, seu nome, ham, significa “queimado”, “moreno”. Era o mais jovem dos três filhos de Noé (Gên. 5.32). Já era casado na época do dilúvio. Juntamente com sua esposa, foi salvo da destruição, na arca. Terminado o dilúvio, provocou a ira de seu pai por um ato de indecência, tendo sido castigado por meio de uma predição de longo alcance (Gên. 9. 21ss). Segundo essa profecia, os descendentes de Cão seriam escravos dos descendentes de seus dois irmãos. A Bíblia atribui todos os povos atualmente existentes no mundo a esses três irmãos.

Na tabela das nações, em Gên. 10.6-10, Cão é apresentado como o antepassado dos egípcios e dos povos sob o controle egípcio, no nordeste da África, além de certas porções da Arábia e a terra de Canaã, com a exceção de Ninrode. Por causa da conexão entre o nome de Cão e a África, alguns intérpretes têm pensado que o comércio escravagista, que envolveu os africanos já nos tempos modernos, além do fato de que os povos negros têm sido, de modo geral, subservientes a outros povos, resultam da maldição lançada contra Canaã, descendente de Cão. Outros estudiosos não podem ver nenhum sentido nisso. Os intérpretes liberais supõem que a tabela das nações, no livro de Gênesis, não passa de uma criação da imaginação piedosa dos homens, sem qualquer base na  antropologia científica.

O adjetivo “camita” é usado pelos estudiosos modernos para referir-se a um grupo de idiomas entre os quais destaca-se o egípcio. Segundo a moderna classificação antropológica, não há nenhuma raça reconhecida como camita. Mas isso é compreensível, porque os antropólogos não partem da Bíblia, e, sim, de certas distinções mais ou menos artificiais, como cor da pele, tipo de cabelo, etc.

Lembremo-nos que os três filhos de Noé eram irmãos. E as variações raciais que encontramos atualmente dependem mais de certas características que se vão acentuando, devido à seleção natural e o isolamento em que os povos viveram durante milênios. Só na nossa época de transporte rápido e fácil, quando os povos podem miscigenarse mais prontamente, esse isolamento está desaparecendo.

 

2. A palavra Cão também é usada para indicar os descendentes do homem desse nome (1 Crô. 4. 40; Sal.78.51; 105. 23, 27).

 

3. Nome de uma cidade cujos habitantes, os zuzins, foram feridos por Quedorlaomer, na época de Abraão. Em nossa versão portuguesa, o nome dessa cidade aparece como “Hã” (Gên. 14. 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário