terça-feira, 24 de julho de 2012


        Sinopse do livro Mensageiras da Ressurreição

O comissionamento de Jesus Cristo dado às mulheres no Domingo de Páscoa, registrado no Novo Testamento, parece não ter recebido da Igreja, no decorrer dos séculos, a merecida atenção. E o livro Mensageiras da Ressurreição se propõe a resgatar esse fato extraordinário, o qual mostra Jesus Cristo colocando as mulheres num patamar antes nunca alcançado, ao apresentá-las no ápice de sua autonomia espiritual, capacitadas por Ele para proclamar a mensagem da cruz ao nomeá-las como as primeiras embaixatrizes da Ressurreição.
Hoje, estão as Igrejas perfeitamente cônscias dessa realidade? Afinal já se passaram mais de dois mil anos...
Tais questões são debatidas focalizando, também, interpretações falaciosas de certas palavras de Paulo que têm servido de óbice ao reconhecimento do espaço da mulher dentro da missão evangelística. É colocada em destaque, também, a relevante atuação das mulheres da igreja primitiva, pouco lembradas e mal e mal reconhecidas como primeiras discípulas de Jesus, no capítulo do livro denominado “Atos das Apóstolas”.
É estabelecida, também, uma comparação entre a situação das mulheres dos países não alcançados pelo Evangelho que, em contraste com a situação das mulheres dos países cristãos, continuam reféns do jugo representado pela crueldade das leis humanas até os dias de hoje. É civilização versus barbárie.
Uma incursão pela história da mulher no mundo, deixa ver o quanto ela tem sido vítima de discriminações abomináveis por conta do preconceito chamado de “sexismo”.
Ao final de alguns capítulos do livro, encontram-se reunidas frases de autoria de filósofos, intelectuais, religiosos, cientistas e médicos famosos numa mostra da idéia que faziam da mulher no passado, englobadas sob o título de “Memorial da Discriminação”.  Inacreditáveis, estapafúrdios, cruéis e até mesmo hilariantes são apenas alguns dos adjetivos para (des)classificar tais pensamentos emitidos pela nata da intelectualidade através dos tempos.
No lodaçal de idéias falsas e preconceitos em que se viu envolvida a figura da mulher, é como se o gênero feminino tivesse ficado fora da Nova Aliança. Como se Jesus Cristo tivesse vindo para salvar apenas a metade masculina da humanidade. Aliás, no ambiente mundano, chegou-se a cogitar que a mulher não teria uma alma imortal, colocando-se em dúvida até mesmo se seria humana.
O livro constitui-se num verdadeiro clamor para que a mulher venha assumir o seu papel no contexto espiritual, como instrumento nas mãos do Senhor, para realizar a missão que atualmente lhe compete dentro da igreja, da família e da sociedade, a fim de impedir a desestruturação familiar e social que, hoje, se processa de modo acelerado - porque a maioria das mulheres não tem consciência da missão que lhe foi proposta por Cristo.
São focalizadas, também, de maneira didática as principais doutrinas a respeito da Ressurreição de Cristo, ou seja, as diversas maneiras de entender esse fato extraordinário por parte dos cristãos; e destacada a sua importância como fundamento da nossa fé, tal como enfatiza o apóstolo Paulo em 1 Coríntios capítulo 15.
Fones: (11) 3672-1468 

Nenhum comentário:

Postar um comentário